Estudantes cristãos refletem sobre Justiça e profeta Amós


Por Caio Marçal, na Rede FALE

Julho foi o mês dos cursos de férias da Aliança Bíblica Universitária do Brasil. A Rede FALE esteve junto com a ABUB e vários “Falantes” ministraram oficinas ou ajudando na logistica de cada encontro. A temática escolhida foi “Justiça seja Feita”, que visou desafiar os estudante do ensino médio e superior para um compromisso mais efetivo com o evangelho do Reino de Deus e com a transformação do mundo. Renan Ramalho, um de nossos articuladores, afirmou que “a presença do FALE foi importante na medida em que traduzia de maneira prática aquilo que refletíamos a luz das escrituras. Ou seja, no texto bíblico víamos um momento da história do povo de Deus, em que a iniqüidade, traduzida na injustiça social, reinava como pecado generalizado. Neste panorama, o profeta denunciava não somente a ação corrupta como também a omissão das pessoas diante daquele quadro. Desta forma, a leitura de Amós foi profética também em nossas vidas, na medida em que compreendíamos que como testemunhas de Cristo, possuímos o dever de estabelecer a ética cristã em duas dimensões: passivamente (não praticando o mal) e ativamente (promovendo a justiça). Neste sentido, o FALE foi apresentado como uma possibilidade prática de promoção dos valores do Reino de Deus na nossa sociedade”.

Miriam Prescinca, que participou do CF em Aracaju, relata que “ a temática do encontro, baseado no livro bíblico de Amós, trouxe a nós entendimento acerca da realidade da sociedade injusta em que vivemos e a consciência da responsabilidade de atuarmos com amor e justiça, pois a Palavra nos diz que “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (IJo.4:8) e ainda que “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tg.4:17). A prática do amor ao próximo gera justiça social e é isso que Deus quer para nós. Só agindo assim, O conheceremos”.

Ainda no Curso de Férias do Nordeste, os estudantes de ensino médio fizeram um vídeo chamando atenção para os graves problemas nas escolas:


Karen Aquino, que participou da edição do CF em Cuiabá, poeticamente escreve suas inquitações do pós encontro com uma oração:
"Senhor, meu silêncio me preocupa, ajuda-me a não me calar. As aflições mudam, mas o sofrimento continua. E eu Deus? Eu sou fraca, o pouco que posso fazer é porque o Senhor sustenta, porque o Senhor é a base. A preocupação vem primeiro de Ti. Tudo passa, mas a Tua presença é eterna e sustenta tudo, permanece em tudo. Obrigada por ser tão poderoso. Pai, como pode para alguém ser melhor não viver ? Que tipo de vida ? Esta é a pergunta . Penso naqueles que não tem em que trabalhar. E nós dizemos: Não trabalham porque não querem, vivem no ócio. E novamente voltamos o olhar para nós, " os esforçados" - que hipocrisia! Por um só homem entrou o pecado no mundo, mas corrompeu a todos. Tem misericórdia Deus, destas pessoas que sofrem tanto, abundante é a miséria delas. E tem misericórdia de nós, que já comnhecemos a VIDA abundante e não compartilhamos. Que a dor deles seja a nossa. Obrigada porque o Senhor tem o poder de reconciliar consigo todas as coisas. Cuida Senhor destas pessoas! Se for preciso usa nossas vidas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário