Sobre o Manifesto

Dia 18 de maio foi o dia nacional de combate a exploração sexual da criança e adolescente. Durante o dia todo, várias manifestações ocorreram em todo o território nacional. Nas doze capitais que sediarão os jogos da Copa. Tudo isso para a campanha de Combate a exploração sexual da criança e adolescente no turismo.


Essa exploração decorre da seguinte forma: o menor é usado como mercadoria no turismo. Seja de danças eróticas até a prostituição. Durante grandes eventos nacionais, quando o turismo aumenta, essa prática tende a crescer.


Ontem, foi dado o primeiro passo para uma caminhada que irá até 2014 em todo o país: a Marcha 15 segundos. Em Cuiabá, a marcha aconteceu na praça da República. Apesar de um pequeno atraso, mais de 200 pessoas se reuniram para protestar contra o abuso sexual infantil.
A programação teve início com apresentações artísticas dos grupos Happycia e Operação Sorria. Com o intuito de chamar a atenção da população, os artistas fizeram apresentações. Em seguida foi apresentado um monólogo, por estudantes da ABU, abordando as conseqüências de uma omissão.

A parte mais importante foi no momento em que os manifestantes tinham em mãos velas acesas, cantando a música "Não é tarde", da Fernanda Brum. Ao badalar de 15 segundos, as velas foram apagadas, representando as vítimas abusadas durante o manifesto.

Agradecemos os jovens que participaram e realizaram essa ação. Ainda há muito o que fazer, o primeiro passo foi dado para a longa caminha da defesa de nossas crianças.

Elisa Calvete

Nenhum comentário:

Postar um comentário