A guerra dos deuses de um povo monoteísta

É engraçado como um povo monoteísta consegue expressar um Deus de tantas faces. Zeus, Hera, Poseidon desaparecem e dão espaço a um Deus que possui multiforme graça, embora o homem consiga atribuir errôneas características em função de uma falta de conhecimento da Sua Palavra e do Seu poder.


Olhando para realidade do povo hebreu enquanto peregrinava no deserto, percebe-se que enquanto o líder Moisés subiu ao monte para receber diretamente de Deus a lei que seria o aio do seu povo escolhido, esse mesmo se perdia em idolatria ao criar um bezerro de ouro para adorar. Seguindo o mesmo caminho, grande parte dos cristãos tem se perdido em meio a idolatria de um Único Deus de faces contrastantes. Observando o cotidiano, vê-se um deus que obriga seus servos a se viverem a Lei em período em que a graça abunda. Homens de terno em meio a um Sol de 40ºC, mulheres que para negar a vaidade, deixam de realizar a higiene mínima para o seu corpo, crianças que são privadas de práticas esportivas e até mesmo de desfrutarem da “monstruosa” globalização. Paralelamente, manifesta-se um deus que não impõe limites, que permite que se faça “o que der na telha”, dando origem a cristãos que se conformam com sua natureza pecaminosa e que “bebem e comem porque amanhã morrerão”. Ambos os posicionamentos expressam naturezas diferentes de um mesmo Deus. Ora um Senhor carrancudo de barbas longas que ao exercer o perdão deixa uma punição que, dependendo do crime pode chegar não a cadeira elétrica, mas a cadeira da exposição de um homem pecador, para que todos possam olhar e se identificar, porque na realidade toda humanidade é pecadora. Do outro lado um Deus que se comporta como um Pai que sai de viagem, que nem mesmo liga para seus filhos para saber como estão, deixando que estes fiquem em casa e façam aquilo que bem querem. Engraçado é que a justiça é pregada separada do amor, sendo que ambos ficam entrelaçados e são inseparáveis nos caráter de Jesus.


Além disso, ainda outra face de Deus aparece em cena. Um deus promissor que nos dá autoridade de exigir e determinar a tão esperada benção que se almeja ou ainda um deus que fornece recursos espirituais como sal sagrado, açúcar consagrado, óleo milagroso, que fazem “cair por terra” toda doença, problema financeiro e até mesmo forças do mal. Isso permite fazer uma associação em que se pode fazer um churrasco do bezerro de ouro temperado com sal ungido das igrejas contemporâneas. Pura idolatria. Os cristãos têm criticado tanto a fé em santos católicos, que acabam por criar posições tão semelhantes ao misticismo. Não é de duvidar que daqui um dia saia em revistas, horóscopo cristão ou mesmo manual para ensinar a determinar a sua bênção para deus. Incrível que a prática de oração de leitura da Palavra sempre fica para segundo plano, e simplesmente por isso que estas coisas acontecem. Os cristãos querem bênçãos do Senhor e se esquecem que aquele quem traz salvação é o Senhor Jesus e que apenas isso basta. Ainda se esquecem que o caminho do cristianismo é um chamado de cruz, como está escrito: “nega-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Servir a Deus é sofrer por ter um temperamento transformado que não se conforma mais em pecar, por ser desprezado pelas pessoas que se rejeitam a ouvir o evangelho, por não se conformar com o mundo, por dar a outra face quando batem no rosto, por pedir perdão quando se está correto.



Por fim, basta dizer que: “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios. 3,5-6). Isso mesmo, um só Deus... Multiforme graça... Mas somente um Deus... Então, o que anda errado? Simplesmente homens perdidos no labirinto, onde o único mapa de saída é a Palavra de Deus.



SOMENTE PELO SACRÍFICIO DE JESUS SOMOS SALVOS...
ELE MORREU POR MIM E POR VOCÊ!!!

Escrito por Carlos Peroba, membro da ABU Cuiabá-MT e mestrando em Agronomia

2 comentários:

  1. Ola gente boa de Jesus!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Conheço o Genizah. =D
    É ótimo... haisha

    ótimo post, reflete bem a realidade da igreja atual, que cada vez mais se afasta do jus do título de corpo de Cristo.

    Soli Deo Gloria!
    Weinne Santos

    ResponderExcluir